Como muitas características finas da cultura italiana, a massa fresca de lasanha retorna aos romanos antigos, que estavam modificando algo que obtiveram dos gregos. Ou talvez o prato fosse emprestado da Inglaterra medieval. De qualquer maneira, já se tornou completamente brasileira.
Mas a melhor lasanha não é aquela congelada, é claro que é gostosa, melhor mesmo é a lasanha fresca que você faz. Se você com o esforço necessário, a receita certa, e os ingredientes de qualidade, você se torna autoridade na cozinha e vai ganhar muitos fãs e seguidores.
Sua boca e seu corpo estarão muito melhores se você fizer algumas compras certas em supermercados, reserve uma hora e faça a lista de compras, não se esqueça de uma garrafa de vinho e mãos à obra. A lasanha caseira não é fácil, mas também não é difícil. Leva apenas algum tempo, algum trabalho de manutenção e um kit de utensílios de cozinha.
Lasanha, como a caçarola, refere-se tanto ao recipiente de cozinha quanto ao tipo de comida cozida (o latino lasanum refere-se a um prato ou tigela), mas isso não significa que você não pode colocar apenas uma coisa lá. Algumas receitas lhe direcionarão corretamente, outras não. A última coisa que você deseja é incluir na lasanha um molho que exige atenção e que no final não acrescenta nenhum sabor.
Cadastre seu e-mail para receber todas as nossas novidades
O que nos leva às Três Regras da Fábrica de massa fresca de lasanha.
- Regra Nº. 1: Ingredientes exóticos são aceitáveis somente se eles adicionarem sabor. Os cogumelos são um bom exemplo: o seu sabor combina bem com tomates fofinhos e brilhantes. (Se você insistir em uma sensação literal na sua lasanha, por favor, adicione um meio quilo de carne moída ou porco com os cogumelos e cebolas, mas não deixe de enxugar a gordura extra da carne antes de adicionar os tomates). As ervas frescas são outro bom sabor-reforço, nada melhor que o sabor suave da ricotta. Ovos, queijo cottage, espinafres congelados? Deixe os itens menos saborosos na prateleira.
- Regra nº. 2: use ingredientes de alta qualidade. Sem molhos de tomate sem sabor e sem qualidade; sem parmesão em pó; sem mozzarella emborrachada de um saco re-selável; não é ricotta de pastilhas. Se alguma vez há um tempo para uma viagem ao interior da Itália é agora. Se você fizer isso direito, a lasanha vai custar alguns reais por uma sensação única – pense nisso tomando um belo vinho junto com sua família e amigos.
- Finalmente, Regra No. 3: Tempere todas as camadas com sal e pimenta, enquanto você está nela, mas principalmente o sal. Uma pitada generosa deve ir no molho de tomate e na mistura de ricotta. Para cada componente deve-se provar por conta própria antes de começar a camadas. Essa é a única maneira de fazer a lasanha virar uma coisa deliciosa.
Aqui na Bella Venezia temos a massa fresca de lasanha, pode ir direto ao forno e fica uma delícia.
Nos siga nas redes sociais!