Muitas das receitas envolvidas na história da lasanha vieram de imigrantes e evoluíram para o que se chama cozinha baseada na Itália. Ao longo dos anos, foram adicionados ou eliminados ingredientes tradicionais, mudando o sabor do prato e o adaptando. Esse, inclusive, sempre foi o caso da cozinha italiana.
O mundo se apaixonou pelas massas após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados que voltaram após lutar na Itália passaram a louvá-la. Ao longo dos anos, foram adicionados outros ingredientes às massas tradicionais, como a pizza, que passou a ser coberta com molho de tomate e uma pitada de manjericão fresco picado.
Agora, mesmo as pizzas com pedaços de frango e pedaços de abacaxi se tornaram um padrão. Uma evolução similar aconteceu também com as lasanhas, fazendo da história da lasanha uma história rica em diversidade e opções.
O que a história da lasanha afeta nos dias atuais?
A lasanha chegou ao Brasil no final do século XIX, junto com os imigrantes italianos. O alimento sofreu diversas modificações na Itália ao longo dos séculos, dependendo das áreas onde esteve sendo preparada. No entanto, os brasileiros adicionaram seus próprios ingredientes favoritos às suas lasanhas. Inclusive, a inovação culinária é um foco para o brasileiro.
– A lasanha é um daqueles pratos que podem ser feitos no início do dia e depois cozidos à noite. Além disso, os seus restos podem ser reaquecidos vários dias depois. Também pode ser congelada. Ou seja, é uma refeição típica que só precisa de uma salada verde jogada em cima para a completar.
– A lasanha também é um prato em você pode usar suas próprias preferências de ingredientes. Frequentemente vê-se a lasanha vegetariana, feita usando um molho à base de tomate, sem carne e com abobrinha fatiada e cenoura picada, por exemplo. As fatias de berinjela são também frequentemente usadas nas lasanhas.
– Na Itália, as fileiras de lasanha com espaguete são o prato nacional favorito. Os italianos insistem que a melhor lasanha é preparada com massas caseiras, usando apenas farinha e ovos. Esta tradicional massa de Emilia-Romagna, uma província no norte da Itália, que inclui as cidades de Parma e Bolonha.
Cadastre seu e-mail para receber todas as nossas novidades
Disponibilidades
– Hoje, as massas frescas de lasanha pré-cozidas estão prontamente disponíveis em todos os supermercados.
– Na Itália, algumas gramas de espinafre cozido e picado são adicionadas para colorir a massa para a chamada lasanha Verde. Independentemente da cor, tradicionalmente, a massa é enrolada e cortada em retângulos de cerca de 8 centímetros.
– Em algumas regiões da Itália, a água é utilizada na massa no lugar de um ou mais ovos. Isso torna a massa mais macia e menos elástica. Hoje, a maioria dos italianos não tem tempo para fazer a massa em casa e compra a massa fresca.
O que saber sobre a história da lasanha?
Os historiadores nos dizem que, sobre a história da lasanha, na época romana, o termo “lasanha” indicava pedaços de massa grandes e planos que eram cozidos e cobertos com um molho, e não em camadas.
– No tempo medieval, os macarrões de lasanha eram usados de forma semelhante a uma crosta de torta, com macarrão no fundo e em cima e com um recheio entre eles.
– A lasanha é tradicional em muitas regiões da Itália, mas cada área forneceu para sua história uma massa ligeiramente diferente, cortada em diferentes comprimentos e larguras e às vezes servido imediatamente como macarrão ou assada com diferentes molhos.Instagram Bella Venezia
– Uma especialidade regional vinda da tradição é lasanha-sangue – literalmente, “lasanha sangrenta”, que não soa apetitosa, mas o é. É muito antigo da região montanhosa de Piemonte, no norte da Itália e que auxiliou na história da lasanha.
A massa para esta lasanha é feita com farinha, ovos e água. A massa era primeiro emparelhada e, em seguida, salteada de 2 a 3 minutos em uma panela contendo cebola, salsichas locais, bolinhos de amendoim, alecrim e salsa.
É adicionado a ela um pouco do sangue de um porco recentemente abatido, e daí vem o nome. Em Gênova, as lasanhas foram conhecidas por anos como “piccagem”. A piccagem consiste em macarrão recheado com pesto.
No leste
– No canto leste do Vêneto, surgiu a lasanha da formel. As suas origens são mais europeias do que necessariamente italianas, uma vez que é feita com um molho amanteigado.
O molho contém passas douradas, figos secos, nozes, maçãs raladas e sementes de papoula. Parece doce e, portanto, mais como uma sobremesa, mas é comido como prato principal até hoje.
– Mais ao sul, tem-se o verdadeiro reino das lasanhas – Emilia-Romagna, onde todos os tipos de massa alcançaram a perfeição. A lasanha tradicional originou-se praticamente lá.
Geralmente ela é preparada como lasanha verde, com um molho de carne rico e saboroso (conhecido como ragu na Itália) e um bechamel aveludado e delicado (molho branco). O molho é usado na camada inferior e o outro na camada superior.
– Na região ao redor de Veneza, as lasanhas tiveram uma influência do Oriente Médio, originalmente trazidas a Veneza pelos comerciantes de especiarias. Seu resultado hoje não é um prato doce e não é servido como sobremesa, mas sim como acompanhamento de carnes grelhadas.
– Do sul da Itália, surgiu apenas um prato tradicional de lasanha, a lasanha de Carnevale, que tradicionalmente é comido no horário do Carnaval. Os macarrões de lasanha de base quadrada foram somados com a salsicha local, pequenas bolotas fritas de mozzarella, ricotta e ovos cozidos – todos generosamente saídos com um ragu Napolitano clássico (molho de tomate).
Diversas versões
Hoje, existem muitas versões de lasanha na cozinha italiana moderna. Um dos mais populares é pasticcio di pesce, que é uma lasanha com peixe. Há também lasagna al radicchio trevisano, que é em camadas com radicchio vermelho, um molho bechamel e queijo parmesão.
Na Bella Venezia, a massa da lasanha e fresca, permitindo que o melhor sabor possível seja obtido em sua mistura com ingredientes selecionados e ideais para montar a refeição perfeita. Nosso diferencial mora justamente no preparo caprichado de nossos produtos, levando suas receitas a outro nível de sabor.
– Na hora de escolher uma boa massa de lasanha, opte pela massa fresca, como a da Bella Venezia, que deve ser sedosa e fina, permitindo que os ingredientes se encaixem a ela com maestria. Além disso, conheça nossa variedade de produtos para suas refeições.
A história da lasanha de uma combinação de camadas feitas com fatias de ovos, carne, molho vermelho e queijo, ganhando adaptações.
De qualquer forma, é deliciosa e feita para todos os gostos, sendo simples e rápida de preparar! Aproveite esse prato!