Para muitas pessoas, o cheiro de uma pizza tirada do forno por um pizzaiolo é um deleite culinário difícil de superar. Mas agora essa pizza tem um rival: pizza feita por robô.
A startup francesa Ekim quer mudar e acelerar a forma como a pizza é feita, ela é servida usando um robô pizzaiolo que a empresa espera instalar em breve em um restaurante autônomo 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os gestos do robô foram programados para combinar com os pizzaiolos da vida real, e com três braços ele pode fazer várias pizzas ao mesmo tempo.
“Nós somos mais rápidos do que um pizzaiolo, pois fazemos uma pizza em 4 minutos e 30 segundos, porque as pizzas são feitas sob demanda na frente do cliente, levamos tempo para cozinhá-las bem, para colocar os ingredientes”, disse Philippe Ekim Goldman.
“Mas o robô tem três braços, pode coordenar tarefas e fazer várias pizzas de uma só vez. Então, sim, fazer uma pizza leva 4 minutos e 30 segundos, mas entregamos uma pizza a cada 30 segundos, o que nos permite entregar 120 pizzas por hora, quando um pizzaiolo só pode fazer 40 pizzas por hora. ”
Mas a ideia do pizzaiolo robô veio da onde?
A ideia vem de dois engenheiros do Ekim de quando eram estudantes, depois que se cansaram de comer fast food de baixa qualidade, as únicas refeições que podiam pagar na época.
O robô está atualmente em um showroom fora de Paris, enquanto o Ekim procura um local para iniciar um serviço de produção de pizza, usando produtos da França e da Itália.
Cadastre seu e-mail para receber todas as nossas novidades
Como com uma máquina de venda automática, o conceito permitiria aos clientes encomendar uma pizza feita na hora a qualquer momento. Usando uma tela automatizada, eles podem escolher entre uma variedade de pizzas, incluindo a tradicional Margherita.
“As pessoas hoje em dia têm cada vez menos tempo disponível para comer, dificilmente têm 30 minutos para almoçar. Portanto, eles têm que escolher entre o tempo e a qualidade dos alimentos. O que estamos fazendo é fornecer os dois ”, disse Goldman.
Outros restaurantes ao redor do mundo têm usado a automação de alimentos para servir refeições, e um na Califórnia vê humanos e robôs fazendo pizzas juntos.
Mas para alguns, uma pizza só pode ser feita por mãos humanas.
“Um ser humano não é mais rápido, mas ele pode dizer se a massa é boa ou não”, disse o pizzaiolo Vittorio Monti, de Nápoles, enquanto servia pizzas em um restaurante em Paris. “Se houver algum problema, o robô não pode dizer, mas o pizzaiolo sim. ”
E você o que acha? Aceitaria a pizza de um robô?
Nos siga nas redes sociais!