Explorando a gastronomia italiana: regiões saborosas e comida maravilhosa

pizza vista de cima Bella venezia

A gastronomia italiana é uma cozinha surpreendentemente diversificada. Cada uma das vinte regiões italianas tem um conjunto distintivo de sabores, receitas, produtos e ingredientes. 

De fato, as regiões italianas não foram oficialmente unidas como nação até meados do século XIX; portanto, cada região individual manteve grande parte de sua identidade exclusiva.

O clima e a paisagem natural desempenharam um papel importante na formação da gastronomia italiana. 

Risotto cremoso e outros pratos com sabor delicada predominam nas regiões do Norte, enquanto o azeite e as receitas à base de tomate dominam o sul ensolarado. 

A carne é mais apreciada como bifes florentinos na Toscana, de bovinos criados no Vale da Chianina. A cidade de Alba e as áreas circundantes da região do Piemonte são uma fonte privilegiada de cogumelos. 

A proximidade com outros países e uma história de invasões militantes também desempenham um papel na singularidade da gastronomia italiana. 

Isso explica a popularidade sem precedentes de chucrute e goulash nas regiões alpinas de Trentino-Alto Adige / Südtirol e Friuli-Venezia Giulia. 

As pegadas culinárias dos conquistadores podem ser vistas na presença inesperada de especiarias árabes e cuscuz norte-africano na Sicília. Na verdade, esses conquistadores são, em grande parte, responsáveis ​​por trazer grampos italianos como tomates e manjericão para florescer no sul.

Tais produtos artesanais como vinho, carne curada salumi (salame) e queijo artesanal podem ser encontrados em toda a Itália. O estilo e o sabor dessas iguarias variam muito de acordo com a região.

A Itália é um dos maiores produtores de vinhos do mundo com uma ampla gama de varietais brancos e vermelhos. 

No entanto, a variedade varietal Sangiovese, originária da Toscana, é, sem dúvida, a reivindicação de vinificação da Itália à fama. Derivado das palavras “sanguis Jovis” ou “sangue de Jobe”, esta uva de vinho tinto é a uva principal nos vinhos Chianti e Brunello.

Gastronomia italiana
Gastronomia italiana

As carnes são deliciosas

As carnes curadas, como os prosciuttos populares do Norte e várias salames (salames) do Sul, são usadas na gastronomia italiana em pratos tão importantes como as deliciosas tortas de Páscoa feitas no centro e no sul da Itália.

Os queijos variam desde o suave e suave Mozzarella de Buffalo da Campânia até o Pecorino Romano da Pérgorrita duro e salgadinho da Sardenha. Esses produtos geralmente trazem nomes indicativos de suas origens, como o popular Grana Padano (um queijo “granulado” de “Padana” ou Po Valley da Lombardia).

A localização é tão importante para muitos produtos alimentícios italianos que existem leis para proteger a autenticidade dos produtos fabricados em determinada região. 

Por exemplo, qualquer vinagre com vinagre balsâmico de Modena deve ser elaborado na cidade de Modena, e qualquer queijo rotulado Parmigiano Reggiano deve ser produzido em uma das várias províncias da Emilia-Romagna.

Cadastre seu e-mail para receber todas as nossas novidades

 

 

Uma vasta variedade regional de pães e massas maravilhosas pode ser encontrada em toda a Itália. 

Os pães italianos diferem significativamente em tamanho, sabor e textura. Os grandes pães do Lago de Como de Lombardia e os finos e crocantes grissini breadsticks de Turim estão em extremidades opostas do espectro.

Massa também é única de um lugar para outro. Massas caseiras frescas abundam em toda a Itália e muitas vezes são simplesmente vestidas, de modo a não dominar seu sabor delicado. 

A massa seca é mais popular no sul e pode ser adornada de inúmeras formas inventivas. Alguns dizem que existem mais formas de massas na Itália do que uma pessoa poderia comer na vida. 

Os italianos são conhecidos por disputar o nome próprio e o uso culinário de uma determinada forma de massa. 

Algumas formas têm lendas por trás de sua criação, como tortellini, da Emilia-Romagna. A legenda diz que um estalador lusty na cidade de Bolonha inventou este macarrão em forma de anel e enchido depois de espiar na deusa Venus através de um buraco da fechadura. 

Com apenas um vislumbre de seu ombro-barriga, ele correu direto para a cozinha com uma paixão para fazer essa massa em homenagem ao seu umbigo feiticeiro.

Cozinheiros locais continuarão a discutir por horas sobre o nome próprio, preparação e origem de pratos particulares. 

A comida italiana é sempre uma questão de orgulho regional. Mas, se alguém tentasse resumir essa cozinha diversificada, a culinária italiana pode ser descrita como uma celebração de sabores locais mantidos juntos por uma valoração singular de ingredientes sazonais de alta qualidade, apresentados em simplicidade elegante. 

Em todas as regiões, os pratos italianos são preparações diretas de alguns ingredientes de escolha, que são tecnicamente combinados.

 

Continua>>>>>

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

 

 

 

Deixe seu comentário

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *