Nós sempre fomos gentis com este grande clássico italiano a lasanha deliciosa
A lasanha deliciosa, pelo menos na Itália, nunca foi um prato cotidiano. Aquelas folhas delicadas de massa fresca, os complexos molhos e ingredientes para o recheio – melhor que seja uma ocasião importante para valer todo esse trabalho.
É por isso que na região Emilia-Romagna do norte, a lasanha deliciosa celebra o nascimento. Em Puglia, o calcanhar da bota da Itália, tem sido uma tradição nas festividades de Natal. E nas fazendas centrais de Marches, ela enfeita a mesa em festas de casamento e para companhias especiais.
E, não surpreendentemente, sofisticados italianos do norte consideram a lasanha de Emilia-Romagna o verdadeiro porta-estandarte nacional, com seu molho bolonhês de carne e bechamel cremoso misturando-se entre camadas de massa translúcida.
A versão que conseguimos mostrar aqui neste país é a famosa lasanha deliciosa ao estilo napolitano, servida no carnaval (o Mardi Gras da Itália). Chama-se Lasagne Imbottite (Lasanha Recheada), com ênfase no recheado. Camadas de macarrão são abarrotadas com uma extravagância de riquezas – carne moída, ovos cozidos, linguiça, mussarela, ricota e etc.
Os ovos cozidos, linguiça e almôndegas foram descartadas. O molho de carne cozida no fogo longo adicionada ao molho de tomate enlatado ou, mais tarde, molho de macarrão engarrafado. Ricota não disponível? Use queijo cottage! Tudo funciona!
Cadastre seu e-mail para receber todas as nossas novidades
Ou que tal o queijo de cabra / lasanha de vegetais / salsa congelada sendo servido em um jantar. “A anfitriã disse que amava porque era tão rápida”.
Lasanha deliciosa nunca foi feito para ser um prato rápido. É apenas um tipo de prato elaborado.
Na Itália, há muitas versões que são basicamente folhas de massa finas desenroladas sobre um ou dois vegetais cozidos e um molho simples. A lasanha de pesto de Genoa pega folhas de lasanha quentes e as põe com pesto feito na hora.
Os brasileiros não querem lasanha autêntica. Eles querem lasanha de estilo brasileira.
Mas o resto – o molho de carne, a ricota, a mussarela – é espesso e rico, e mais próximo do que os brasileiros fariam se tivessem tempo e talento. E, não surpreendentemente, todo mundo ama a lasanha.
Sua lasanha ficará “brasileirada” e seus amigos e familiares ficarão felizes. Então, e se não for realmente autêntico? Há momentos em que isso pode funcionar como mágica.
Dicas de quem sabe sobre a lasanha deliciosa
Então você quer fazer uma lasanha realmente fantástica. Ótimo. Aqui estão algumas dicas dos especialistas:
* Não abuse disso. A massa é fresca e ainda tem o molho, por isso não precisa de muito tempo no forno. Você está basicamente apenas esquentando e dando tempo para os sabores se misturarem.
* A melhor lasanha tem a massa mais fina. Compre a massa fresca, procure marcas que tenham a massa fresca, coloque bastante molho, seja generoso.
* Não sobrecarregue sua lasanha com muitos ingredientes. Escolha um vegetal sazonal ou uma carne como tema; adicione um molho e um pouco de queijo. Mantenha simples. Mantenha as camadas finas. E não se esqueça que você deve ser capaz de provar a massa.
Nos siga nas redes sociais!